Fósseis de dinossauros e tartarugas encontrados em Pombal

Restos fossilizados têm cerca de 150 milhões de anos.

A escavação dos fósseis em Pombal DR
DR

Fósseis de dinossauros e de tartarugas que viveram há 150 milhões de anos foram descobertos em Pombal, anunciou esta terça-feira o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Muhnac).

A paleontóloga Elisabete Malafaia, do Muhnac, disse que durante a escavação no Monte Agudo, em Pombal, foram “encontrados elementos fossilizados de tartarugas e diversas vértebras ainda por identificar, mas que poderão pertencer a dinossauros saurópodes”.

Os saurópodes eram dinossauros herbívoros muito grandes e, apesar de serem conhecidos em vários locais da Bacia Lusitânica, bacia sedimentar que se localiza na margem ocidental da placa ibérica, ainda eram “relativamente escassos nos níveis do Jurássico Superior na região de Pombal”, segundo a investigadora, citada num comunicado do museu. “Esta descoberta vem confirmar o elevado potencial paleontológico e interesse científico da região de Pombal para o conhecimento dos ecossistemas com dinossauros em Portugal do final do Jurássico”, sublinhou ainda Elisabete Malafaia.

Este é um dos resultados da primeira parte de uma campanha de escavação feita por paleontólogos portugueses e espanhóis do Muhnac e do Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa, bem como do Grupo de Biologia Evolutiva da Universidade Nacional de Educação a Distância de Madrid, Espanha.

A escavação em Monte Agudo decorreu entre 21 e 25 de Março com o objectivo de avaliar o potencial paleontológico do local, depois de os cientistas terem sido alertados há alguns meses, pelo dono de um terreno, da existência de ossos fossilizados no local.

Os fósseis vão “ser preparados e restaurados de forma a poderem integrar as colecções do Muhnac”, refere ainda o comunicado. Os trabalhos ainda não estão finalizados, no entanto já está planeada uma nova campanha de escavação para os próximos meses.