Ex-primeiro-ministro japonês admite culpa do Estado no acidente de Fukushima

Foto
Naoto Kan depôs numa comissão parlamentar que investiga a resposta dada na sequência do desastre Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

O ex-primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, assumiu que a responsabilidade do acidente nuclear de Fukushima, na sequência do sismo e tsunami de Abril de 2011 no Japão, é do Estado.

“O acidente nuclear foi causado por uma central nuclear que operava sob uma política nacional. Acredito que a maior parte da culpa recai sobre o Estado”, disse Naoto Kan, citado pelo site da televisão Aljazeera, perante uma comissão parlamentar que está a investigar o acidente.

Naoto Kan, que se demitiu em Agosto de 2011, pediu novamente desculpas pelo acidente. “Como pessoa à frente do país no momento do acidente, peço sinceramente desculpas por ter falhado em evitá-lo”, disse o ex-primeiro-ministro.

Com os seus sistemas de arrefecimento destruídos pelo tsunami, a central de Fukushima foi palco do segundo maior acidente da história do uso civil da energia atómica, com reactores danificados, fusão do combustível e libertação de radioactividade. Milhares de pessoas tiveram de ser realojadas num raio de 30 km a partir da central.

No domingo, o ministro da indústria que foi o porta-voz do Governo durante a crise de Fukushima, Yukio Edano, também lamentou a resposta imediata dada ao acidente.

Edano admitiu que o Governo foi incapaz de recolher informação atempada sobre o acidente e de antecipar consequências, como o facto dos milhares de desalojados não poderem voltar para as suas casas durante muito tempo.

Sugerir correcção
Comentar