Clima Expo 360°, ou por onde passa o futuro das alterações climáticas?

Exposição em Lisboa sobre as causas, consequências e soluções para o aquecimento global do planeta.

Foto
KACPER PEMPEL/Reuters

A exposição Clima Expo 360° chega esta quarta-feira ao Museu Nacional de História Natural e de Ciência, em Lisboa. As alterações climáticas causadas pela emissão de gases com efeito de estufa resultante das actividades humanas são o grande tema. A exposição tem passado por todo o mundo e a sua inauguração, em Portugal, acontece na sequência da Conferência Mundial do Clima (COP22), que terminou a 18 de Novembro, em Marraquexe.

Concebida pela Universcience - Science Actualités, de Paris, a exposição fica em Lisboa até 28 de Fevereiro e terá uma série de iniciativas associadas, como conferências com cientistas portugueses e franceses e a exibição de documentários. Já esta quarta-feira, o dia da inauguração, realiza-se a primeira conferência a partir das 14h30: Alterações Climáticas: por onde passa o futuro próximo?

Participam na conferência dois cientistas franceses e dois cientistas portugueses. Jean Robert Petit, do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS), falará sobre “as mensagens climáticas reveladas pelos núcleos de gelo”. Franck Courchamp, também do CNRS, irá fazer uma exposição sobre “alterações climáticas e invasões de insectos”. Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sublinhará “quais as consequências de não cumprir o Acordo de Paris”. Já Júlia Seixas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, falará do “balanço zero de emissões: a tecnologia salvar-nos-á?”. No final, haverá um debate moderado por Luísa Schmidt, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Com esta exposição, pretende-se compreender as últimas observações dos cientistas e alertar para a importância da mobilidade sustentável, de acordo com um comunicado de imprensa sobre a iniciativa. Clima Expo 360° tem quatro vertentes: os impactos, as causas, os cenários e as soluções das alterações climáticas.

Sugerir correcção
Comentar