Chuva de Janeiro fez subir para 30 por cento contribuição da hídrica para produção de electricidade

Foto
Apesar da chuva de Janeiro, o ano hidrológico continua a ser considerado seco PÚBLICO

A chuva que caiu durante o mês de Janeiro permitiu à produção hídrica duplicar para 30 por cento a sua contribuição para a satisfação do consumo de electricidade, mas o ano é ainda considerado seco, segundo dados da REN.

Nos primeiros dias de Janeiro, as centrais hídricas abasteceram cerca de 10 a 15 por cento do consumo de electricidade, mas nos últimos dias do mês essa percentagem duplicou para 30 por cento.

A REN afirma que apesar da chuva de Janeiro, em particular das duas últimas semanas, o ano hidrológico continua a ser considerado seco.

Os níveis de afluência para aproveitamento hidroeléctrico aumentaram para 55 por cento no conjunto de três meses - Novembro, Dezembro e Janeiro - face aos 35 por cento registados em período homólogo, refere a REN.

Os preços no mercado tendem a descer com o aumento dos níveis de afluência, mas apenas nas últimas duas semanas se verificaram afluências superiores à média, já que com o longo período de seca que se viveu as afluências para aproveitamento hidroeléctrico não acompanham de imediato os níveis de precipitação.

Os níveis de armazenamento actuais nas barragens são de cerca de 60 por cento, considerados normais para esta altura do ano, estando dentro dos valores registados nos últimos 10 anos.

De 22 a 28 de Janeiro, as centrais hídricas produziram 283 gigawatts/hora (GWh), contra 332 GWh das centrais térmicas e 392 GWh de produção com origem renovável, normalmente, ambas mais caras do que a hídrica, que tem tendencialmente custo zero.

O índice de hidraulicidade foi de 0,50 em Dezembro face aos 0,24 registados em igual mês do ano passado, apontando ainda para uma situação de ano seco. O índice de hidraulicidade é um indicador que avalia se determinado período de tempo (mês/ano) foi seco ou chuvoso. Se for inferior a 1, significa que o mês/ano é seco, se estiver acima de 1, trata-se de um mês/ano chuvoso.

Segundo os dados da REN, o armazenamento das albufeiras estava, em Dezembro, quatro por cento acima do registado em igual mês de 2007, passando de 1.396 para 1.453 GWh. O armazenamento total máximo registado foi de 3.081 GWh.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, os valores de precipitação registados em 2008 foram inferiores aos valores médios de 1971-2000, classificando-se assim como um ano muito seco a seco. O ano passado acabou por ser o oitavo ano mais seco desde o início dos registos em 1931. O ano mais seco foi 2005.

O ano de 2008 terminou em situação de seca meteorológica. A 31 de Dezembro, 68 por cento do território do Continente encontrava-se em seca fraca, 31 por cento em seca moderada e um por cento em seca severa.

Sugerir correcção
Comentar