“Brexit”: Moedas espera que se encontre solução para relações com Reino Unido na ciência

Assinalados os dez anos do Conselho Europeu de Investigação, que atribui vários tipos de financiamento aos cientistas.

Foto
O comissário europeu Carlos Moedas João Silva

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Investigação, Carlos Moedas, disse esta terça-feira que deseja que a União Europeia (UE) esteja aberta a negociações com o Reino Unido para manter as ligações a nível da investigação científica, após o “Brexit”.

Numa conferência de imprensa para assinalar os dez anos do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla inglesa), criado pela Comissão Europeia, Carlos Moedas sublinhou que a Europa está, na área da ciência, aberta ao mundo.

“A Europa tem de se manter aberta e contrariar os tempos em que muitos se fecham e penso que deveríamos continuar juntos [com o Reino Unido], mas isso depende das negociações” sobre as relações entre ambos, que terão início após o Conselho Europeu de 29 de Abril, em que os 27 darão um mandato à Comissão Europeia para iniciar o processo de saída.

O comissário salientou ainda desejar que se encontre uma solução de relacionamento entre o ERC e o Reino Unido como as que existem com outros países fora do bloco europeu, como a Suíça, Israel, a Tunísia ou a Ucrânia. “Precisamos do Reino Unido e o Reino Unido precisa de nós”, sublinhou Carlos Moedas.

O presidente do Conselho Europeu anunciou esta terça-feira a realização de uma cimeira de líderes europeus a 29 de Abril, para definir as posições da UE a 27 nas negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu. O anúncio de Donald Tusk, feito em Bruxelas, ocorre um dia depois de Londres ter anunciado que vai enviar na próxima semana, a 29 de Março, a notificação para a saída do Reino Unido da União Europeia, o que desencadeia o processo negocial para a concretização do “Brexit”.

Sugerir correcção
Comentar