Astrónomos boicotam iniciativas nos EUA em protesto contra Trump

Astrónomos de todo o mundo vão boicotar iniciativas nos Estados Unidos até que sejam levantadas as restrições à imigração e a viajantes de sete países muçulmanos decididas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Comprometemo-nos a não participar em conferências científicas nos Estados Unidos a que não possam ir todos, independentemente da sua nacionalidade ou religião”, lê-se numa carta aberta divulgada esta sexta-feira na Internet.

Os cientistas estão contra a decisão de proibir a entrada nos Estados Unidos a cidadãos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen, assinalando que, embora não sejam afectados directamente, esta decisão “mina os alicerces” do trabalho científico. Donald Trump assinou a 27 de Janeiro uma ordem executiva decretando as restrições de entrada nos Estados Unidos, argumentando que é necessário impedir a entrada de terroristas radicais islâmicos.

“Apelamos ao Presidente dos Estados Unidos para que levante a proibição aos nossos colegas e retire esta barreira à ciência e colaboração internacionais”, lê-se na carta, assinada até agora por mais de 350 cientistas.

A comunidade da astronomia “recusa ser dividida” e os signatários afirmam que, por uma questão de consciência, não podem “continuar a gozar de privilégios” de que outros “colegas, estudantes e professores estão arbitrariamente excluídos”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários