“A utopia serve para caminharmos”, diz Carvalho Rodrigues

O físico que coordenou o único satélite português deu a sua última lição no IADE, em Lisboa, onde defendeu que é preciso “espantar a sombra” e continuar a dançar.

Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fernando Carvalho Rodrigues
Fotogaleria
Fernando Carvalho Rodrigues Nuno Ferreira Santos

Na última lição pública de Fernando Carvalho Rodrigues, nesta segunda-feira, no IADE, em Lisboa, foi dada à palavra “empreender” um sentido raro. O coordenador-geral do primeiro (e único) satélite português, o PoSat-1, lançado em 1993, escolheu para título da lição Empreender; a Dançar com Arte, Ciência e Design. E rapidamente o público que o ouviu pôde compreender o motivo do ponto e vírgula que separa as duas partes da frase.

“O verbo empreender tem duas formas. Uma é transitiva que é empreender a fazer qualquer coisa. Outra é a intransitiva, que é cismar, prender, estar ensimesmado, perplexo. É como se uma sombra estivesse a passar-nos por cima. ‘O que é que empreendes?’ É um significado que se usa muito na Beira, quando se vê alguém parado, paralisado. Não é quando se está a fazer alguma coisa. É quando se está sem fazer nada. Quando se está fechado”, explicou ao PÚBLICO, pouco depois de ter terminado a última lição, e rodeado de pessoas que o vieram felicitar.

Um dos últimos slides da sua apresentação mostrava um quadro do artista norte-americano Henry Casselli, onde se vê pintado o astronauta John Young, da NASA, momentos anos de entrar para o vaivém Columbia, a 12 de Abril de 1981. O astronauta parece estar envolvido em sombras. “Está a preparar-se”, interpretou Fernando Carvalho Rodrigues, olhando para o quadro. Está a antecipar toda a radiação a que se irá submeter no espaço e a todas as alterações fisiológicas de um mundo sem gravidade, sugeriu o físico. “O que te ensombra?”, questionou Carvalho Rodrigues, a olhar agora para o público, retomando a ideia de empreender. “Sombra sai da minha frente”, disse ainda, “siga a dança”.

“Normalmente, na última aula, as pessoas têm a sombra da nostalgia. E a própria audiência diz ‘eh pá, é a última vez’”, disse Carvalho Rodrigues ao PÚBLICO, justificando o tema que trouxe para a lição, e afirmando que ele irá continuar a dançar. Além de ter sido professor catedrático do IADE, o investigador foi coordenador científico da Unidade de investigação em Design e Comunicação do instituto entre 2001 e 2015. Mal terminou a apresentação, o instituto ofereceu-lhe a posição de professor emérito.

Mas a última lição já tinha sido uma demonstração dessa dança, em que o físico saltitou de um tema para o outro, passando pela beleza dos números, que descrevem o mundo, falando da ponte entre a invenção e a inovação, da importância da ciência e do “design” e olhando para o mundo de amanhã, feito de “seres fabricados”, a famosa inteligência artificial.

“Quando formos nove mil milhões de seres nascidos, haverá 1,5 triliões (milhão de bilião) de seres fabricados”, disse. “Estamos a dar a seres fabricados prerrogativas humanas”, defendeu, exemplificando que hoje, quando entregamos o IRS, já não contactamos com humanos, fazemos tudo virtualmente. “Os seres fabricados são o chão e a linha do horizonte”, advertiu, referindo-se então à utopia. “A linha do horizonte foi criada por causa da utopia. O estupor da utopia serve para caminharmos, se não houver utopia fica tudo parado.”

Fernando Carvalho Rodrigues licenciou-se em física na Universidade de Lisboa em 1969, e doutorou-se cinco anos depois, em Engenharia Electrónica na Universidade de Liverpool, no Reino Unido. Em 1977, ganhou o Prémio Pfizer pelos resultados na aplicação de processamento de imagem em medicina. Em 1985, tornou-se professor catedrático no Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde esteve até 1996. Entre 1999 e 2012, foi director de Programa de Ciência da NATO.

Mas foi com o lançamento do PoSat-1, a 26 de Setembro de 1993, que o investigador ganhou notoriedade nacional, e ganhou a alcunha de "pai" do satélite português. De 50 quilos, o aparelho pertence à classe dos microssatélites, e partiu para o espaço a bordo de um foguetão Ariane-4, que descolou da Guiana Francesa. Desde 2006 que deixou de comunicar com Portugal. Como está o PoSat-1? “Está velho, como eu.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários