Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Avanço em sensores de odores relatado por cientistas portugueses, que ultrapassaram a interferência da humidade na leitura dos resultados. O nariz electrónico está mais perto de cheirar “bem” doenças em amostras com muita humidade, como urina e hálito.
“Se não fosse esta prótese, provavelmente deixaria de ser atleta de competição.” O paraciclista Telmo Pinão participará nos Jogos Paralímpicos de Tóquio com uma prótese desenvolvida pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, onde os alunos também se envolveram na optimização do dispositivo.
Da reprodução artificial da vida à produção de vida artificial, as questões acerca do que é a vida e da sua exposição à “engenharização” tornaram-se mais turvas. Que novos seres para que mundo? E que lugar para os humanos?
A investigadora trabalha no Instituto de Tecnologia Química e Biológica e no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, ambos em Oeiras.
Objectivo é desenvolver um novo polímero com propriedades antimicrobianas para revestir pensos, de forma a prevenir e tratar infecções em feridas crónicas da pele.
As máquinas biológicas serão capazes de detectar compostos nocivos ou contaminação radioactiva, recolher microplásticos no oceano ou viajar nas artérias para remover obstruções.
Excertos de um artigo assinado pelo cientista chinês que alega ter editado gémeas que nasceram no final de 2018 foram revelados esta semana e parecem indicar que houve várias falhas na experiência.
A partir do polímero extraído de cianobactérias, Rita Mota criou uma solução para substituir os derivados de petróleo usados em produtos cosméticos. A investigadora é coordenadora de uma marca que está a criar produtos com base neste polímero e está cada vez mais perto de entrar no mercado.
Tem o tamanho de um coração de coelho e, apesar de não conseguir bombear sangue, as suas células são capazes de se contrair. Investigadores israelitas responsáveis pela experiência acreditam que esta técnica poderá ser usada no futuro para transplantes.