Pediatra e Investigadora em Ciências da Cognição e da Linguagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Enquanto lá longe há famílias separadas à força por uma guerra, aqui perto existem famílias a serem separadas por guerras internas que são tão grandes ou tão pequenas como qualquer outra.
Entrámos numa época na qual o rosto humano reduziu-se a olhos. Costuma dizer-se que os olhos são o espelho da alma, o que é facto é que não estamos habituados a ler as emoções do outro no seu olhar.
As creches, assim como os lares, jamais são depósitos de seres humanos. É necessário arranjar estratégias para que crianças, pais, educadores de infância, auxiliares estejam todos em segurança.
Há que informar largamente os nossos jovens para os riscos que a exposição da sua imagem publicamente pode correr.
As aulas de Educação para a Cidadania trabalham a questão do bullying e dos direitos humanos. Mas, na prática, vêem-se resultados?
Como pais, professores e sociedade jamais poderemos aceitar uma medida como o fim das retenções no ensino básico.
Talvez devêssemos educar-nos para o uso do telemóvel. Desde a educação familiar até à disciplina de Educação para a Cidadania. Uma questão permanente neste início de ano letivo e não respondida por quem de direito.
Vamos recordar que não são só os mais novos que aprendem… temos muito, mas mesmo muito, a aprender com eles, ou quem sabe a recordar.
Provas de aferição, para aferir resultados sem consentimento informado? Temos duas populações em estudo, professores e alunos, transformados em amostras por anos letivos. Algum destes elementos em estudo assinou um consentimento informado a autorizar tais provas?
A motivação educacional depende de todos os intervenientes no processo educativo e ninguém se deve demitir desse papel – desistir jamais é solução. Famílias e escola devem e podem conjuntamente equacionar soluções para que as crianças e jovens atinjam um futuro o mais próximo possível do que desejam.
Este autor não tem comentários.
Email marketing por
Esqueceu-se da sua palavra-chave?
Não tem uma conta? Registe-se gratuitamente