Tiago Silva Nunes
Fotógrafo
-
Série Primavera Tardia (V) - Ensaio
Exclusivo para assinantes Futuro primitivo: metáforas da catástrofe no Norte do Japão
Uma viagem pelas montanhas e vulcões dos Alpes japoneses e de Tohoku, onde cineastas, escritores e fotógrafos criaram visões de um futuro incerto numa era de colapso ambiental. Miyazaki, Tawada, Basho, Moriyama. Lugares que revelam a tensão entre a natureza e a modernização ao longo da história.
Eliana Sousa Santos (texto) e Tiago Silva Nunes ( texto e fotografia) -
Série Primavera Tardia (IV) - Ensaio
Exclusivo para assinantes Neve, cinzas, flores de cerejeira: visões do sublime atómico no Japão
Uma viagem pelas cidades e ilhas do mar Interior de Seto, onde escritores, cineastas e arquitectos manifestaram a ansiedade existencial colectiva numa era de guerra e progresso. Tanizaki, Resnais, Honda, Ando, Naito, Tange. Lugares que revelam a reconstrução do Japão entre o trauma nuclear e a euforia tecnológica.
Eliana Sousa Santos ( texto) e Tiago Silva Nunes ( texto e fotografia) -
Série Primavera Tardia (III) - Ensaio
Exclusivo para assinantes Mitos fundadores do Japão: peregrinações em Yamato
Uma viagem pelas antigas capitais do Japão, onde príncipes, sacerdotes, escritores e arquitectos criaram os paradigmas da cultura tradicional japonesa. Isozaki, Sei Shonagon, Kawauchi, Sen no Rikyu, Tange – lugares que revelam a definição da identidade nacional através da religião e da estética.
Eliana Sousa Santos (texto) e Tiago Silva Nunes (texto e fotografia) -
Série Primavera Tardia (II) - Ensaio
Exclusivo para assinantes Cinco vistas do monte Fuji: representações do Japão ao longo da Tokaido
Uma viagem pelo arco da baía de Sagami, onde cineastas, artistas e escritores redefiniram a iconografia tradicional japonesa em dois momentos de transição cultural. Ozu, Hokusai, Sugimoto, Yoshimoto e Kawabata. Lugares que revelam o conflito entre a chegada da modernidade e a preservação da tradição.
Eliana Sousa Santos (texto) e Tiago Silva Nunes (texto e fotografia) -
i-album
Série Primavera Tardia (I) - Ensaio
Exclusivo para assinantes Visões do futuro: tecno-distopias de Tóquio
Uma viagem pelas ruas e ilhas de Tóquio, onde arquitectos, cineastas e escritores encenaram as suas visões de um futuro entre o sonho e a catástrofe. Tange, Murakami, Oshima, Otomo e Shinohara. Lugares que revelam a metrópole como um laboratório de utopias e distopias.
Eliana Sousa Santos (texto) e Tiago Silva Nunes (texto e fotografia) -
Série Montanhas Mágicas
Impérios inconstantes: revolucionários e futuristas
Uma campanha pelos lagos da Lombardia e planícies do Pó onde escritores, cineastas e arquitectos encenaram mundos que cristalizavam o seu imaginário revolucionário. Stendhal, Marinetti, Visconti, Rossi, Garibaldi. Lugares que revelam a tensão resultante de fronteiras e identidades constantemente negociadas.
Eliana Sousa Santos (texto) e Tiago Silva Nunes (fotografia) -
Ensaio Série Montanhas Mágicas
Exílios da memória: progresso e nostalgia
Uma deambulação pelos rios e lagos suíços que acolheram músicos, escritores e filósofos nos seus exílios. Wagner, Sebald, Mann, St. Gall, Nietzsche. Lugares que revelam a confluência da fé no progresso com a nostalgia pela tradição.
Eliana Sousa Santos (Texto) e Tiago Silva Nunes (Fotografia) -
Ensaio
Sublime alpino: Arte e Ciência
Uma caminhada pelos trilhos e glaciares dos Alpes suíços que inspiraram cientistas, físicos e naturalistas interessados em descobrir os mistérios da natureza. Shelley, De Broglie, Saussure, Tyndall e Stephen. Lugares que revelam a intensidade dramática do Sublime.
Eliana Sousa Santos (Texto) e Tiago Silva Nunes (Fotografia) -
Ensaio
Caminhantes solitários: derivas na Arcádia
Uma viagem pelos caminhos e retiros da Provença e do Ródano que atraíram artistas e filósofos em busca de independência e afirmação criativa. Gray, Beauvoir, Cézanne, Corbusier e Rousseau. Lugares que revelam a construção recorrente de simulações da Arcádia.
Eliana Sousa Santos (Texto) e Tiago Silva Nunes (Fotografia) -
P2
Do centro da terra ao limite do espaço: entre o holocausto nuclear e o transcendente
Uma viagem pelos lugares de exploração do espaço e do centro da terra, onde cientistas, bilionários e visionários se refugiaram. Von Braun, De Menil, Bowie, Judd, Turrell. Paisagens que mostram vestígios das fantasias tecnológicas para a criação e destruição de novos mundos.
Eliana Sousa Santos (Texto) e Tiago Silva Nunes (Fotografia)
Este autor não tem comentários.