Nona de Beethoven já faz parte da "memória do mundo"

A Nona Sinfonia de Beethoven entrou ontem oficialmente na "memória do mundo", ao ser entregue à biblioteca que conserva a partitura original a acta da UNESCO que certifica que faz parte do património documental da humanidade.

A obra mais emblemática do compositor alemão foi escolhida por representar, além de um tesouro musical, todo um símbolo da história dos dois últimos séculos e um meio de entendimento entre os povos.

A partitura é composta por cerca de 200 folhas, a maior parte das quais se encontra na Biblioteca de Berlim e as restantes na casa natal de Beethoven e na Biblioteca Nacional de Paris.

A entrega do documento oficial foi celebrada na sala de concertos onde teve lugar a estreia berlinense da última sinfonia completa de Beethoven.

Ao fazer parte da "memória do mundo" da UNESCO a partitura passará a ter uma protecção especial, além de ser digitalizada e colocada na Internet.

No arquivo da "memória do mundo" estão, entre outros, uma colecção de códigos pré-hispânicos, o "Arquivo do Libertador" de Simón Bolívar, a Bíblia de Guttenberg e o filme "Metropolis" de Fritz Lang.

Sugerir correcção
Comentar