Voto antecipado atinge recorde: 94,5% dos inscritos votaram

No total, esclarece o Ministério da Administração Interna, estes votos representam menos de 4% do total de eleitores recenseados em território nacional.

Foto
Havia mais de 333 mil inscritos para votar antecipadamente nestas eleições legislativas TIAGO PETINGA/LUSA
Ouça este artigo
00:00
02:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É um recorde. Dos 333 mil eleitores inscritos para votar antecipadamente em mobilidade nestas eleições legislativas, votaram 94,45%. Os dados foram nesta quinta-feira divulgados pelo Ministério da Administração Interna, que destaca "a maior participação de sempre na modalidade de voto antecipado em mobilidade".

Considerando a votação antecipada em território nacional, votaram nas três modalidades ― doentes, presos e em mobilidade ― 318.852 eleitores dos 333.347 inscritos. A taxa de participação nestas três modalidades foi, respectivamente, de 86,29% (doentes internados), 94,40% (presos) e 94,45% (voto em mobilidade).

Entre quem vota antecipadamente em mobilidade está o Presidente da República, que votou no último domingo, 11 de Maio, em Vila Real de Santo António, no Algarve. À data, Marcelo Rebelo de Sousa declarou-se "muito impressionado com o número de votantes".

"Nunca pensei que fosse tanta gente", admitiu, depois de esperar 45 minutos para votar antecipadamente. "Haverá sempre os que se vão abster, os que estão indecisos até ao último minuto, mas o meu apelo é para que votem. Votem por uma razão muito simples: o mundo está mais difícil do que estava há um ano e não é possível haver eleições no próximo ano", apelou o Presidente da República.

No total, esclarece a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os votos antecipados representam 3,441% do total de eleitores recenseados em território nacional.

Em 2024, votaram antecipadamente 93,8% dos inscritos nesta modalidade, mas o universo era substancialmente inferior.

Todos os eleitores inscritos nesta modalidade de voto e que acabaram por não exercer o direito de voto através do voto antecipado poderão fazê-lo no seu local de recenseamento no próximo domingo, 18 de Maio.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários