Jornalistas do PÚBLICO entre os vencedores do Prémio Reportagem em Cuidados Paliativos
Com esta iniciativa, APCP quer reafirmar compromisso com a “promoção da literacia em cuidados de saúde”. Ana Maia, do jornal PÚBLICO, e Mafalda Gameiro, da RTP, são as vencedoras do galardão.
De modo a incentivar o desenvolvimento de trabalhos jornalísticos sobre a área dos cuidados de saúde, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) atribui o prémio de 500 euros a duas jornalistas. Ana Maia, do jornal PÚBLICO, é uma das galardoadas pela reportagem "Dez anos depois, cuidados paliativos continuam escassos e fragmentados". Mafalda Gameiro, da RTP, venceu com a peça televisiva "Escuta-me, Por favor!"
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 28 de Março, em Lisboa, integrada no III Congresso de Comunicação e Marketing da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Apenas se candidataram ao concurso a Imprensa (seis inscrições) e a Televisão (três inscrições), num leque de cinco categorias, onde se incluem também a Rádio, o Digital e Estudante Universitário.
A APCP atribuiu ainda menções honrosas, com "o objectivo de reafirmar" o seu o compromisso com a "promoção da literacia em cuidados de saúde", esclarece a associação em comunicado. Neste sentido, foram reconhecidos o trabalho da jornalista do PÚBLICO Daniela Carmo intitulado “Prestação de cuidados paliativos nos centros de saúde pode reduzir a carga de doença”, bem como o de Rita moreira (Jornal i). Na televisão, foram premiadas com menções honrosas as reportagens das jornalistas Paula Rebelo (RTP) e Ana Moreira (SIC Notícias).
O comunicado divulga ainda que a segunda edição do Prémio de Jornalismo em Cuidados Paliativos vai ser lançada ainda em Janeiro, de modo a reflectir sobre os trabalhos jornalísticos publicados entre 30 de Setembro de 2024 e 30 de Setembro de 2025.