Música no Coração deixa Super Bock Super Rock 30 anos depois

A promotora de Luís Montez deixará de organizar o festival à qual estava associada desde o início, em 1995. Super Bock não adianta novidades quanto ao futuro. Próxima edição marcada para Julho.

Foto
O Super Bock Super Rock deste ano teve lugar na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco Andreia Gomes Carvalho
Ouça este artigo
00:00
02:32

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O próximo Super Bock Super Rock, decano dos festivais portugueses, marcará uma nova era na sua história. Na edição em que completará 30 anos (a estreia aconteceu em 1995, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa), a organização não estará, pela primeira vez, a cargo da Música no Coração, promotora dirigida por Luís Montez.

A notícia foi avançada pelo Observador, ao qual Montez confirmou que, chegado ao fim o contrato que unia a marca cervejeira e a promotora, não houve convite daquela para a sua renovação. Não foram adiantados os motivos para o fim da longa parceria, que incluía também, por exemplo, o Super Bock Em Stock, festival de Inverno disseminado por várias salas do centro de Lisboa e que, 16 anos após a primeira edição, não se realizará em 2024.

Também a rádio SBSR, detida pela Música no Coração e cuja associação ao festival Super Bock Super Rock era assinalada desde logo no nome com que foi baptizada, deixou de emitir em Setembro, após a venda da frequência à Medialivre, detentora de títulos como Correio da Manhã, Record, Negócios ou Sábado – a Correio da Manhã Rádio iniciou este mês as suas emissões.

O PÚBLICO tentou contactar Luís Montez, sem sucesso. Ao Observador, o promotor disse desconhecer quaisquer razões para o fim da colaboração, apontando simplesmente para o fim do contrato que unia as duas empresas. Em declarações enviadas ao PÚBLICO, fonte oficial da Super Bock refere a edição de 2024 do festival como "o encerramento de um ciclo memorável", destacando a "jornada de sucesso" mantida ao longo de 30 anos com a Música no Coração. "Esta decisão conjunta reflecte o início de um novo ciclo, que ambas as partes entenderam ser o momento certo para iniciar." É ainda assinalado que, apesar do fim da parceria no Super Bock Super Rock, a colaboração com a Música no Coração continuará "no território da música noutros projectos".

Tendo passado por várias localizações e formatos ao longo dos anos – Passeio Marítimo de Alcântara, Parque Tejo ou, mais recentemente, Parque das Nações e o Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, onde teve lugar a edição deste ano —, o Super Bock Super Rock foi um dos eventos que abriu caminho para a era moderna dos festivais em Portugal, a par, por exemplo, do Sudoeste, também organizado pela Música no Coração e que teve primeira edição dois anos depois, em 1997.

A próxima edição do Super Bock Super Rock, tal como anunciado no site do festival, decorrerá de 17 a 19 de Julho de 2025.

Notícia actualizada às 15h55 com declarações de fonte da Super Bock

Sugerir correcção
Comentar