O milagre da multiplicação dos retiros espirituais #ComoAssim
Neste episódio de #ComoAssim, visitamos um retiro e procuramos perceber o fenómeno: o que leva as pessoas a este tipo de eventos?
Nos últimos tempos parece ter havido uma espécie de milagre da multiplicação dos retiros espirituais: nas redes sociais, actrizes, cantoras e outros influenciadores digitais juntam-se a gurus espirituais, terapeutas e coaches para promover eventos em Bali, na Índia, nas Maldivas ou simplesmente em sítios remotos em Portugal.
Nos programas, planos de meditação, ioga, banhos de som celestiais e práticas xamânicas. Há quem prometa momentos de transformação e cura, acabar com o stress e ansiedade, ajudar-nos a “renascer para a nossa mais incrível versão”.
Por vezes são retiros caros, a ultrapassar os quatro mil euros. Mas tal como os livros e cursos destes gurus, esgotam-se muito facilmente.
Mas como assim? O que leva tanta gente a participar neste tipo de eventos? Do que estão à procura e o que encontram?
Para perceber isto, o #ComoAssim foi a um destes retiros. Neste episódio, visitamos o Dhyana Gathering, um retiro de quatro dias organizado em Mação, no centro do país, por Rute Caldeira e Tiago Farraia, um casal de professores de Meditação e Ioga.
Um retiro que contou também com convidados como Ângelo Surinder, terapeuta sonoro fundador da Cosmic Gong, Shivani, coach espiritual que orienta cerimónias de cacau, e a cantora brasileira Tainá, que deu um concerto privado.
No primeiro de dois episódios sobre espiritualidade, procuramos também perceber o que explica o interesse cada vez maior, em Portugal, por práticas importadas da Índia e de povos indígenas da América latina. E mergulhamos no movimento Nova Era, com a ajuda de Donizete Rodrigues, professor de Sociologia da Universidade da Beira Interior, e de Tiago Pinto, investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Oiça aqui a segunda parte, sobre pseudociência: Pseudociência. O elefante na sala da espiritualidade Nova Era #ComoAssim
Siga o podcast #ComoAssim e receba cada episódio todas as quintas-feiras às 16h no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.
Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.