A construção de Trump como Messias
Hoje, Trump é uma figura religiosa, com o que isso implicará se se tornar Presidente dos EUA. Estamos às portas de uma política teocrática na mais velha e supostamente sólida democracia.
Escapando in extremis a uma tentativa de assassinato, Donald Trump inicia de imediato o uso da imagem forte que esse acaso da história lhe ofereceu. Poucos segundos depois dos disparos, Trump levanta o punho, mostra que está vivo e, especialmente, demonstra a sua vitalidade. A fotografia desse punho levantado, do rosto ensanguentado, tudo com a bandeira norte-americana em pano de fundo, não só correu mundo, como já está a ser usada pela máquina da campanha de Trump. Ele próprio, numa das entrevistas que deu no domingo imediatamente seguinte, confirmava que essa imagem de Evan Vucci, fotógrafo da Associated Press, era “icónica”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.