Os “tarrafais” em Angola e Moçambique

O Tarrafal, em Cabo Verde, não foi o único campo de concentração do Estado Novo. Em Angola e Moçambique o sistema penitenciário teve cárceres e campos para presos políticos com condições desumanas.

historia,culturaipsilon,25-abril,mocambique,angola,africa,
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
historia,culturaipsilon,25-abril,mocambique,angola,africa,
Fotogaleria
Malangatana
RG Rui Gaudêncio - 19 Junho 2024 - Trabalho sobre arquivos. Arquivos do Ultramar e da PIDE guardados na Torre do Tombo. Lisboa. Público
Fotogaleria
RG Rui Gaudêncio - 19 Junho 2024 - Trabalho sobre arquivos. Arquivos do Ultramar e da PIDE guardados na Torre do Tombo. Lisboa. Público Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
20:17

Em Maio de 1974, um homem com cerca de 30/40 anos, não identificado numa reportagem da RTP, foi questionado por um grupo de jornalistas após a sua libertação do campo de concentração de São Nicolau, em Angola. Estava preso desde 1966, sem acusação formal, e fora para ali transferido depois de ter sido detido em Luanda pela PIDE, que suspeitava que este ladrilhador apoiava financeiramente um dos movimentos de libertação nacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários