Pode um mau primeiro-ministro dar um bom presidente do Conselho Europeu?

Costa está muito mais próximo de ter o perfil adequado para navegar nas águas pesadas e profundas de uma Europa doente do que para exercer funções executivas.

Ouça este artigo
00:00
06:33

Um dos problemas das discussões políticas em Portugal é a sua excessiva fulanização. Tendemos, com demasiada facilidade, a confundir divergências de opinião e mundivisões diferentes com juízos, não raras vezes definitivos, sobre caráter. Tendemos a confundir adversários ideológicos com inimigos políticos. Tendemos a reagir, com fervor pavloviano, mais aos mensageiros do que às suas ideias a que, por regra, não damos sequer o benefício da dúvida. Há muito que deixámos de conversar, se é que alguma vez verdadeiramente o fizemos. A tribo é tudo e a vontade de lhe pertencer e de lhe agradar tolda o pensamento e condiciona a inteligência e a liberdade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.