Canal Now: os políticos como estrelas e como conselheiros

As profissões de jornalista e de político nunca deixarão de ser divergentes, conflituosas e incompatíveis enquanto o trabalho dos primeiros for vigiar a acção dos segundos.

Ouça este artigo
00:00
03:14

Antigamente, os políticos tinham espaços de comentário na comunicação social desde que não estivessem na política activa. Depois, passaram a ter espaços de comentário mesmo estando na política activa – que suspendiam em tempos de campanha eleitoral. Com a eleição do comentador Marcelo, o conceito de político activo e inactivo tornou-se cada vez mais fluido, e nas últimas legislativas tivemos Marques Mendes e Paulo Portas a fazer campanha pela AD durante a semana e a comentar em canal aberto ao fim-de-semana. De seguida, vimos o jornalista Sebastião Bugalho saltar directamente dos estúdios da SIC para cabeça de lista da AD – não me espantaria que um dia destes regressasse como comentador e eurodeputado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.