Florença. Turista entra em fonte para tirar fotografia e danifica estátua centenária de Neptuno

Alemão acabou por ser identificado pelas autoridades italianas através das imagens de vigilância do local. Danos causados por este turista podem chegar aos 5 mil euros.

Foto
Imagem do turista partilhada pelo presidente da Câmara de Florença DR
Ouça este artigo
00:00
01:28

Um turista alemão de 22 anos danificou a centenária estátua de Neptuno, em Florença, depois de entrar na fonte que a rodeia para tirar uma fotografia.

O jovem, residente em Berlim, entrou fonte da Piazza della Signoria na noite de segunda-feira e fugiu do local poucos minutos depois de tiradas as fotografias, juntamente com um grupo de amigos. O alemão acabou por ser identificado pelas autoridades italianas através das imagens de vigilância do local.

Ao descer e subir da fonte, desenhada no século XVI e restaurada pela última vez em 2018, o jovem terá danificado as patas de um dos cavalos que rodeiam Neptuno e o peso também terá feito com que um de mármore da carruagem que transporta esta figura da mitologia romana se descolasse.

Segundo o jornal italiano Il Tirreno, os danos causados por este turista podem chegar aos 5 mil euros.

"Este turista achou por bem ir até à estátua de Neptuno para tirar uma selfie. Graças às câmaras, foi identificado e pagará uma pesada multa. Não há justificação para o vandalismo do património cultural", escreveu o presidente da Câmara de Florença, Dario Nardella, no X (antigo Twitter).

O caso deste jovem alemão junta-se à lista de actos de vandalismo perpetrados por turistas que visitaram Itália nos últimos meses. Em Junho, a polícia italiana identificou um casal de ingleses como os prováveis culpados por terem gravado um coração com os seus nomes numa parede do Coliseu de Roma, provocando a ira generalizada.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários