Pequenos credores prejudicados pela falta de notificações em casos de insolvência, alertam advogados

Advogados alertam para o facto de a lei não obrigar a notificar os credores da publicação dos mapas dos rateios parciais, pondo em causa o direito ao contraditório.

Foto
Dados da Iberinform, filial da seguradora Crédito y Caución, relativos a Abril de 2023, revelam que as declarações de falência apresentadas pelas próprias empresas subiram 15% nos primeiros quatro meses do ano face a igual período do ano passado, e os pedidos de insolvência requeridos por terceiros aumentaram 17%. Jose Fernandes
Ouça este artigo
--:--
--:--

A lei que procedeu a alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), que está em vigor há mais de um ano e que teve como objectivo agilizar os processos, obriga os administradores a publicarem os mapas de rateios parciais, mas não a notificar os credores dessa publicação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar