Maria Carmo Fonseca ganha Prémio Universidade de Lisboa 2021

A cientista Maria do Carmo Fonseca é presidente do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa.

Foto
A investigadora Maria do Carmo Fonseca no laboratório DR

O Prémio Universidade de Lisboa 2021 foi atribuído à cientista Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Universidade de Lisboa, em reconhecimento pelo seu "percurso excepcional", divulgou esta sexta-feira a Universidade de Lisboa.

A distinção recompensa as "contribuições relevantes no domínio da medicina molecular e participação pública na promoção da ciência e da literacia científica" de Maria do Carmo Fonseca, indica a nota de divulgação do prémio, adiantando que "o impacto social da sua investigação inovadora e liderança visionária" a tornam "uma personalidade influente em Portugal e no mundo".

Presidente do IMM desde 2014, a cientista, que foi directora executiva do mesmo instituto entre 2002 e 2014, Maria do Carmo Fonseca é também professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde se formou em 1983 e onde se doutorou em 1988.

Distinguida com o Prémio Pessoa em 2010, Maria do Carmo Fonseca recebeu também o Prémio Femina por Mérito na Ciência, em 2011, o Prémio de investigação Pfizer/Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa em 1981 e 1989 e o Prémio Gulbenkian de Ciência em 2007, entre outros.

Atribuído anualmente e no valor de 25 mil euros, o Prémio Universidade de Lisboa foi instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e visa "distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da ciência e/ou cultura e para a projecção internacional do país".

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o escritor Gonçalo M. Tavares, o historiador António Borges Coelho, os cientistas Maria de Sousa e Jorge Calado, o arquitecto Nuno Teotónio Pereira e o advogado, professor universitário e político Adriano Moreira receberam igualmente o Prémio Universidade de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar