Cientistas do Porto testam nanopartículas de ouro para tratar cancro

Investigação da Universidade do Porto quer aumentar a capacidade dos tratamentos com radioterapia e fototerapia através da utilização de nanopartículas de ouro. Os primeiros estudos já estão em curso.

Foto
As nanopartículas de ouro podem tornar os tratamentos oncológicos menos invasivos Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estão a produzir, optimizar e testar nanopartículas de ouro com potencial no tratamento de cancro, ao serem utilizadas no reforço da fototerapia e radioterapia.

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto esclarece, em comunicado, que os cientistas do Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica vão usar nanopartículas de ouro para reforçar a fototerapia e radioterapia. O objectivo da equipa nortenha é desenvolver tratamentos menos invasivos, com menos efeitos secundários e que não afectem as células saudáveis.

João Horta Belo, investigador que participa neste trabalho, esclarece que estas nanopartículas são “biocompatíveis e agentes fototérmicos”​, isto é, são capazes de gerar calor devido à absorção da radiação electromagnética e “causar a morte das células cancerígenas por hipertermia”, refere em comunicado.

Foto
João Horta Belo, Sara Freitas e Célia Sousa são os três investigadores responsáveis por este projecto Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

“Para além disso, são radiossensíveis e, no nosso corpo, funcionam como nanoantenas, multiplicando o sinal da radiação do tipo raios X”, salienta. Para já, o objectivo dos investigadores é explorar o potencial destas nanopartículas na fototerapia, tendo já iniciado um estudo com laser contínuo.

“As nanopartículas podem ter diferentes formas – esféricas, em fio ou estrela – que absorvem a luz em diferentes comprimentos de onda. Podemos controlar a morfologia destas nanopartículas de forma a absorverem mais luz próxima da região do infravermelho, para que mais energia passe da pele até às nanopartículas. Quanto maior for a energia absorvida por estas nanopartículas, maior o calor que vão libertar para eliminarem as células tumorais”, acrescenta João Horta Belo.

A investigação permitiu assim demonstrar que é possível optimizar as condições experimentais de forma que as nanopartículas absorvam o máximo de energia, produzam mais calor, aquecendo e eliminando as células cancerosas.

O trabalho insere-se num estudo mais amplo assente no uso das nanotecnologias para o diagnóstico e detecção do cancro e que originou colaborações entre a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Fundação Champalimaud (em Lisboa) e o Hospital Universitário Gregorio Marañón (em Madrid, Espanha).

Sugerir correcção
Comentar