Novo antídoto para os textos científicos do ChatGPT mostra 99% de eficácia

Os primeiros testes de um novo modelo para detectar os textos gerados pelo ChatGPT atingiu praticamente a perfeição. Os cientistas querem impedir uso de informação falsa em artigos científicos.

Foto
A distinção entre o texto humano e o gerado por inteligência artificial é um dos maiores desafios actuais para a comunidade científica Heather Desaire
Ouça este artigo
--:--
--:--

A explosão de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT trouxe quase de imediato uma preocupação ainda hoje presente: como é que podemos distinguir entre o texto de um estudante ou cientista face ao texto do ChatGPT? Já existem alguns antídotos mais ou menos eficazes disponíveis, mas para os trabalhos científicos há uma outra ferramenta que promete ser melhor. Um grupo de cientistas da Universidade do Kansas (Estados Unidos) criou uma ferramenta que conseguiu identificar, nos primeiros testes, os textos gerados por inteligência artificial com 99% de certezas – praticamente perfeito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar