Destruição da barragem matou todos os animais de um zoo ucraniano — só os pássaros se salvaram

No jardim zoológico da cidade apenas pássaros e cisnes conseguiram sair. A explosão da barragem Nova Kakhovka deixa 42 mil pessoas em risco.

guerra,pet,p3,animais,russia,ucrania,
Fotogaleria
Os habitantes de Kherson tentam salvar os animais depois da destruição da barragem Reuters/ALINA SMUTKO
guerra,pet,p3,animais,russia,ucrania,
Fotogaleria
Casal desalojado com o gato Reuters/STRINGER
guerra,pet,p3,animais,russia,ucrania,
Fotogaleria
Também há quem leve pássaros e outros animais EPA/IVAN ANTYPENKO
guerra,pet,p3,animais,russia,ucrania,
Fotogaleria
Também há quem leve pássaros e outros animais EPA/IVAN ANTYPENKO
Ouça este artigo
--:--
--:--

A destruição da barragem hidroeléctrica de Nova Kakhovka, em Kherson, uma das maiores da Ucrânia, está a pôr em risco dezenas de milhares de pessoas e provocou a morte de mais de 300 animais que viviam no jardim zoológico da cidade.

As mortes foram confirmadas por Oleksandr Todorchuk, responsável pela organização de resgate e reabilitação animal UAnimals, que também enviou equipas de salvamento para o local, escreve o The Washington Post.

Olena Navrotska, directora do zoo Kakhovka Dibrova, explica que os esforços dos funcionários para salvar os animais das cheias tornaram-se impossíveis tendo em conta as condições do espaço.

“A retirada era impossível. Estávamos a tentar com todas as nossas forças manter os animais seguros”, declarou, citada pela revista Newsweek. Segundo a directora, o jardim zoológico estava sob ocupação russa desde o início da invasão da Ucrânia, a 24 de Fevereiro de 2022, e o terreno repleto de trincheiras, árvores e minas.

A responsável destaca ainda que os únicos animais que conseguiram salvar-se foram os pássaros e os cisnes. O zoológico tinha todo o tipo de espécies, incluindo burros, guaxinins, macacos, porcos-espinhos e tartarugas.

Moscovo, por outro lado, nega a morte dos animais. Vladimir Leontyev, representante russo na cidade de Nova Kakhovka, afirmou que todas as espécies do jardim zoológico foram retiradas em 2022."Não havia mais ninguém lá, nem um único animal", declarou, citado pela Reuters.

Apesar da guerra e dos constantes bombardeamentos, os tratadores arriscavam diariamente a vida para alimentar os animais. Durante os meses de Inverno, houve quem levasse algumas espécies para casa enquanto a população unia esforços para garantir alimentos para as que ficaram no zoo. Os agricultores, que levavam frutas e legumes, foram algumas das principais ajudas.

A destruição da barragem provocou inundações em mais de 80 localidades da região Sul da Ucrânia e a consequente retirada de centenas de habitantes que tentam salvar os animais de companhia.

Vídeos publicados no Twitter mostram civis a resgatar animais do interior de casas inundadas e polícias a retirar cães presos na lama. Em algumas localidades, o nível da água subiu três metros.

A Euronews mostra animais soltos nas ruas, habitantes a caminhar com cães ao colo e outros a tentarem levar vacas e outros animais de grande porte para um local seco. Nas estações de comboio há quem parta com uma mochila, o cão e o gato.

As autoridades russas e ucranianas acusam-se mutuamente da explosão da barragem. O Presidente ucraniano, Voldymyr Zelensky, afirmou que a destruição da barragem pode tornar-se no maior desastre ambientar depois do acidente nuclear de Tchernobil, em 1986.

Neste momento, sete pessoas estão desaparecidas, escreve o The National News. De acordo com o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, mais de 42 mil pessoas estão em risco. Prevê-se que o nível da água das cheias causadas pela destruição da barragem de Nova Kakhovka deva continuar elevado entre os próximos três e dez dias, indicou esta quarta-feira a agência de notícias russa TASS.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários