Novas obrigações de investimento do streaming e YouTube em Portugal rendem 8,7 milhões

Somando esta medida à taxa anual sobre publicidade nas plataformas como Netflix ou Amazon, aplicação da directiva europeia permite encaixar 13,6 milhões de euros no sector.

Foto
O YouTube, a Netflix ou a Amazon são alguns dos serviços agora obrigados a investir no audiovisual português DADO RUVIC/Reuters
Ouça este artigo
--:--
--:--

As novas obrigações de investimento das plataformas de streaming e de serviços de partilha de vídeo como o YouTube em Portugal deverão permitir ao Estado encaixar 8,7 milhões de euros relativos aos anos de 2022 e 2023. Nenhuma entidade teve de pagar a taxa fixa de um milhão de euros prevista na transposição da directiva europeia do audiovisual para a lei portuguesa, disse ao PÚBLICO o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), visto que todas declararam os seus “proveitos relevantes em Portugal em conformidade com as normas legais”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar