Temos de falar sobre a Suécia de Pedro Mexia: uma peça de ideias

O Teatro Nacional São João estreia esta quinta-feira Suécia, com encenação de Nuno Cardoso. Modelos políticos, ideais de felicidade, relações familiares, desilusão, finitude. Uma conversa crepuscular.

nuno-cardoso,teatro-nacional-sao-joao,pedro-mexia,teatro,culturaipsilon,suecia,
Fotogaleria
A principal força desta peça talvez resida justamente no modo como o espectador é apanhado desprevenido com a progressiva mudança de registo,A principal força desta peça talvez resida justamente no modo como o espectador é apanhado desprevenido com a progressiva mudança de registo Nelson Garrido,Nelson Garrido
nuno-cardoso,teatro-nacional-sao-joao,pedro-mexia,teatro,culturaipsilon,suecia,
Fotogaleria
Nelson Garrido
Ouça este artigo
--:--
--:--

Quando outros jovens da sua idade chegavam tarde à revolução, enfrentavam crises de fé, alimentavam as juventudes partidárias ou se deixavam fascinar pelas ciências ocultas, Pedro Mexia cismava com a Suécia, um poderoso mito que acompanhou a sua infância nos anos 70, composto não apenas pelo invejado modelo político de uma social-democracia que parecia ter encontrado o equilíbrio ideal entre liberdade e igualdade, mas alimentado também pelos filmes de Ingmar Bergman e a música dos Abba, o ténis de Björn Borg e as fintas de Strömberg no Benfica, a que talvez se possam somar a intrépida Pipi das Meias Altas ou o exuberante cozinheiro sueco dos Marretas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários