Quebra de energia na Equinix causa falhas na Internet em Portugal

Falhas no acesso à Internet afectaram clientes da NOS, MEO e Vodafone por volta das 16h. Vários dos servidores alojados no centro de dados da Equinix em Lisboa entraram em sobreaquecimento.

Foto
Vários dos servidores no centro de dados de Lisboa da Equinix entraram em sobreaquecimento Benoit Tessier
Ouça este artigo
--:--
--:--

As falhas no acesso a vários serviços online reportadas um pouco por todo o país por volta das 16h (hora de Portugal continental) foram causadas por uma interrupção de energia na Equinix, uma empresa global de infra-estruturas e interligação digital, que tem um centro de dados no Prior Velho, arredores de Lisboa, e que tem algumas das maiores empresas e operadoras nacionais como clientes. O corte de energia interrompeu o funcionamento do sistema de arrefecimento das instalações, causando o sobreaquecimento de vários servidores alojados naquele espaço, e a sua consequente falha.

O incidente foi confirmado ao PÚBLICO pela própria Equinix e por fontes das operadoras Meo, Vodafone e NOS, que receberam vários relatos de falhas durante a tarde desta terça-feira. Os problemas afectaram fornecedoras de rede nacional, empresas de distribuição de água e luz, serviços bancários (como a app móvel da Caixa Geral de Depósito) e tribunais, como a rede do Campus da Justiça, em Lisboa.

“Houve uma breve interrupção na LS1 International Business Exchange [Centro de Dados da Equinix] de Portugal na terça-feira, 6 de Junho, que afectou alguns serviços da Equinix. No entanto, a situação já está sob controlo e todos os serviços foram rapidamente restabelecidos”, lê-se num comunicado enviado ao PÚBLICO pela Equinix.

Redundâncias não funcionaram

A empresa desconhece a causa da interrupção da luz e diz que está a investigar a falha dos sistemas de redundância, nomeadamente geradores eléctricos, que deveriam ter assegurado o fornecimento de energia em caso de falha no abastecimento. Às 18h30, a Equinix dizia que ainda era cedo para falar de danos concretos.

Às 19h, porém, eram vários os técnicos no centro de dados da empresa, em Lisboa, a substituir equipamentos danificados.

“Em resumo, foi um problema eléctrico e de climatização que levou a que muitos servidores tenham sido desligados. Com isso isso deixou de ser possível proporcionar serviços aos clientes finais”, explica ao PÚBLICO Porfírio Trincheiras, dono de uma empresa tecnológica cujos servidores foram afectados. Trincheiras foi alertado para o problema por volta das 14h30, devido a alertas de “thermal shutdown” nos servidores que tinha na Equinix. Este é um processo que evita avarias em aparelhos devido a um aumento significativo da temperatura ambiente e da produção de calor do próprio dispositivo.

“Quando isto acontece, o maior problema é a indisponibilidade de um serviço online. A gravidade varia. Serviços com mais redundâncias serão menos afectados”, nota Trincheiras.

Às 16h40, o site Downdetector tinha recebido de 2400 alertas de falhas relativas às três grandes operadoras nacionais. Desde então o número de alertas diminuiu. Vários utilizadores também recorreram à rede social Twitter para partilhar falhas temporárias, mas recorrentes, com a ligação à Internet.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários