Grupo suíço Ringier chegou a acordo com Vicontrol para a compra do jornal A Bola

A Ringier Sports Media Group anunciou a compra do jornal A Bola e da revista AutoFoco, mas sem divulgar os valores do negócio. Grupo suíço detém cerca de 140 empresas e está espalhado por 19 países.

Foto
O jornal A Bola foi vendido pela Sociedade Vicra Desportiva ao grupo suíço Ringier Sports Media Group Paulo Cardoso

O grupo suíço Ringier Sports Media Group e a Vicontrol anunciaram esta terça-feira que chegaram a acordo para a compra do jornal desportivo A Bola e da revista AutoFoco.

Tal como o PÚBLICO avançou há uma semana, a 30 de Maio, decorriam negociações entre as empresas suíças e a administração da Sociedade Vicra Desportiva, controlada que em 90,2% pela Vicontrol.

"A Ringier Sports Media Group (RSMG), sediada na Suíça, e a Vicontrol SGPS S.A. chegaram a acordo para a aquisição de A Bola (jornal, digital e televisão) e da revista AutoFoco", anunciaram as empresas em comunicado, acrescentando que a operação deverá estar concluída nas próximas semanas.

"Ambas as partes concordaram em manter a confidencialidade dos valores de venda e a avaliação das partes das empresas adquiridas", indicam.

De acordo com a nota, o RSMG "une os líderes do mercado nacional dos media desportivos com soluções tecnológicas globais", juntando "mais de 30 milhões de fãs de desporto por mês, da Europa Central à África Ocidental", pode ler-se no comunicado.

A RSMG foi fundada no verão de 2022 como uma subsidiária da Ringier AG, com sede na Suíça. O grupo, fundado em 1833, detém cerca de 140 empresas de imprensa, media desportivos, rádios, entretenimento, entre outras, distribuídos por 19 países.

Segundo a informação divulgada, quase 80% do lucro operacional da Ringier provém do negócio digital.

A Vicontrol SGPS é tutelada por Mário Jorge de Melo Arga e Lima, ainda presidente do Conselho de Administração do jornal A Bola, de acordo com informação disponível no portal da Transparência da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Em 2021, a Sociedade Vicra Desportiva tinha um passivo de 14,6 milhões de euros. Nesse ano, registou receitas de 8,7 milhões de euros e um resultado líquido de 356,7 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar