A restrição de oxigénio ajuda a atrasar o envelhecimento, pelo menos em ratinhos

Equipa norte-americana acrescenta mais uma opção ao conjunto de soluções para travar o envelhecimento. A redução do oxigénio mostrou agora prolongar a vida de ratinhos em 50%.

Foto
À medida que envelhecemos, perdemos a capacidade de regenerar os tecidos e é mais provável termos doenças crónicas ou neurológicas EDUARDO BARRIOS/UNSPLASH
Ouça este artigo
--:--
--:--

Não é a proposta para atrasar o envelhecimento mais vistosa, mas diminuir o oxigénio que respiramos pode ser uma hipótese no que diz respeito às terapias antienvelhecimento – pelo menos, em ratinhos. Além de pouco vistosa, não é recomendado que se tente algo parecido em casa. Aliás, a proposta até contraria o rumor de que Michael Jackson usaria uma câmara hiperbárica para aumentar a presença de oxigénio e assim rejuvenescer, algo que, pelos vistos, não teria funcionado. Não é ainda o “elixir da juventude”, mas é mais uma opção entre as várias soluções para reverter o envelhecimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários