O quinto cavaleiro

Num tema complexo como a inteligência artificial, a verdade e a mentira podem ser ainda mais difíceis de distinguir do que é normal.

Ouça este artigo
--:--
--:--

Os quatro cavaleiros do Apocalipse são universalmente conhecidos como sinais do fim do mundo. Numa interpretação algo livre do texto bíblico, simbolizam quatro ameaças fatais para a humanidade, a peste, a guerra, a fome e a morte, embora esta correspondência se deva talvez mais à imaginação dos intérpretes dos textos sagrados do que à descrição original. Os autores dos volumes que deram origem à Bíblia não podiam antecipar que, uns milhares de anos mais tarde, a inteligência artificial (IA), uma tecnologia desenvolvida pelo homem, viria a ser vista por muitos como uma quinta ameaça existencial. Se tivessem antecipado essa possibilidade, talvez existisse um quinto cavaleiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários