Jovem afegã: “A maioria das raparigas da minha turma já teve pensamentos suicidas”

Peritos ouvidos pela BBC descrevem “pandemia de pensamentos suicidas”. Envenenadas 77 meninas que frequentam duas escolas primárias no Norte do Afeganistão.

Foto
Com os taliban, as afegãs só podem estudar até ao sexto ano: 77 alunas da primária foram envenenadas SAMIULLAH POPAL/EPA
Ouça este artigo
--:--
--:--

"Estamos vivas, mas não estamos a viver.” A frase, ouvida por dois peritos da ONU durante uma visita de oito dias ao Afeganistão para avaliar a situação das afegãs, reflecte as suas conclusões. “Estamos alarmados com os problemas de saúde mental generalizados e os relatos de suicídios crescentes entre mulheres e meninas”, escreveram em Maio Richard Bennett, relator especial para a situação dos direitos humanos no Afeganistão, e Dorothy Estrada-Tanck, que preside ao grupo de trabalho sobre discriminação contra mulheres e meninas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários