Coordenadora do BE convicta de que partido regressará ao parlamento da Madeira

Mariana Mortágua apresentou os candidatos do Bloco de Esquerda às eleições legislativas regionais da Madeira.

Foto
Mariana Mortágua foi ao Funchal apresentar os candidatos do BE às regionais LUSA/HOMEM DE GOUVEIA
Ouça este artigo
--:--
--:--

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda manifestou-se, este domingo, convicta do regresso do BE ao parlamento da Madeira nas próximas eleições regionais, considerando que os partidos da direita apenas querem dividir os lugares no Governo Regional.

“Trago-vos hoje uma notícia: o Bloco de Esquerda está a crescer e vai eleger para o parlamento regional [da Madeira]”, declarou Mariana Mortágua, no Pico dos Barcelos, junto a um dos mais procurados miradouros no Funchal, na apresentação dos candidatos do BE às eleições legislativas regionais, que ainda não estão agendadas, mas devem realizar-se em Setembro ou Outubro.

O BE indicou o ex-coordenador regional e ex-deputado Roberto Almada como cabeça-de-lista e a actual líder, Dina Letra, em segundo lugar da candidatura.

A dirigente bloquista recordou que esteve na Madeira em 2015, no mesmo local, apoiando a candidatura de Roberto Almada, tendo o BE eleito dois mandatos para o parlamento regional e 19 deputados para a Assembleia da República, sublinhando que foi um ano que “marcou uma mudança de ciclo que permitiu impedir mais um governo de direita”.

O BE está afastado da Assembleia Legislativa da Madeira desde 2019.

Mariana Mortágua classificou os candidatos de “gente de fibra que nunca teve medo de enfrentar o poder desmesurado da máquina do PSD na Madeira”, mencionando que os sociais-democratas fizeram desta região “o seu quintal, distribuindo favores, criando fortunas, mandando calar os opositores”.

Para a coordenadora do BE, “o Bloco vai voltar ao parlamento regional porque faz falta quem leve a Madeira a sério” e faça uma “oposição de combate a Miguel Albuquerque (líder do PSD e presidente do Governo da Madeira) e seja uma alternativa aos interesses instalados”.

Criticando “a voz do poder económico que manda e desmanda na Madeira”, a responsável do BE falou da “mentira do modelo” desenvolvimento implementado neste arquipélago.

“Para que serve tanto investimento imobiliário que dá tanto a ganhar a meia dúzia de construção e imobiliárias, se as pessoas não têm casa para viver?”, perguntou, mencionando que a Madeira é a terceira região mais cara do país e o Governo Regional está mais preocupado em imobiliário de luxo e em afectar moradias ao alojamento local.

Também questionou a defesa que o governo madeirense faz dos ‘vistos gold’, argumentando que “servem para lavar o dinheiro dos russos, que vêm para esconder as fortunas que ganharam com o regime de Putin [presidente da Rússia], que só servem para a especulação imobiliária”.

Mariana Mortágua enfatizou que os ‘vistos gold’ “envergonham o país, que nem o Governo da República tem coragem de os manter, mas o Governo Regional diz que quer uma excepção”.

Ainda apontou que “a Madeira e a região com maior desigualdade e pobreza do país, mas as casas são as mais caras”.

“A direita não vai travar esta loucura” e “tudo o que a direita quer – Iniciativa Liberal, Chega, CDS – é lugares no governo de Miguel Albuquerque, quer dividir o poder económico, quer dividir o negócio”, afirmou.

Mariana Mortágua insistiu nas críticas ao fim da série E dos Certificados de Aforro, argumentando que num contexto de crise generalizada, com os problemas do aumento dos juros dos créditos à habitação, “à primeira ordem dos bancos que não queriam concorrência para os seus depósitos, o Governo suspende e altera” uma medida que valorizava as poupanças das pessoas.

“Este é o modelo do Governo do PS que não responde quando as pessoas não conseguem pagar o juro da casa que compraram e já estão com a corda no pescoço, mas depois responde e obedece aos bancos quando lhes pedem para alterar os certificados de aforro”, sublinhou.

A coordenadora disse que o Bloco está para “criticar, denunciar, exigir toda a transparência”, num escrutínio ao governo madeirense liderado por Miguel Albuquerque e do “regime de privilégios e poder económico que abraça a direita e o PS” e vai lutar por transformações e “uma vida boa – sem medo do futuro - para toda a gente”.

“Tenho a certeza que em Setembro estaremos no parlamento regional”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar