No peito dos ignorantes também bate um coração

Vivemos num país onde as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, mas onde a percentagem de cidadãos com formação em suporte básico de vida não chega aos 20%.

Ouça este artigo
--:--
--:--

Não há nada nem ninguém tão desavergonhado como a ignorância. A mesma ignorância narcisista que quanto mais se vê ao espelho mais se apaixona por si própria. Tão cheia como o sapo da fábula, desfila pela vida profundamente convencida de que sabe tudo o que existe para saber. E a única explicação que encontro é que, se calhar, a ignorância é ainda mais míope do que eu, que, quando tiro as lentes de contacto, só vejo borrões de tal maneira desfocados que nem consigo traçar a fronteira das diferentes cores. Imagino que a ignorância, que não deve conhecer optometristas, nunca comprou uns óculos e, por isso, talvez acredite que o mundo todo é aquele palmo que consegue ver à frente do próprio nariz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários