PS adia congresso de Setembro deste ano para Março de 2024

O anúncio da nova data foi feito pelo presidente do partido, Carlos César, no final do encontro que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Foto
Carlos César, presidente do PS, anunciou a nova data para o congresso. LUSA/MANUEL FERNANDO ARAUJO
Ouça este artigo
--:--
--:--

A comissão nacional do PS decidiu neste sábado adiar o 24.º congresso do partido de 9 e 10 de Setembro deste ano para os dias 15 a 17 de Março de 2024 apesar de algumas vozes dissonantes, nomeadamente a do crítico Daniel Adrião. O militante defendeu a manutenção do congresso este ano, mas a sua proposta acabou derrotada com apenas 18 votos a favor. O adiamento foi aprovado por 155 votos.

O anúncio da nova data foi feito pelo presidente do partido, Carlos César, no final do encontro que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões durante toda a tarde, frisando que se trata de datas "meramente indicativas".

À entrada para a reunião, Daniel Adrião defendera a necessidade de realizar um congresso este ano argumentando que o partido "não define calendários em função das necessidades dos seus líderes ou das suas maiorias circunstanciais". Além disso, o crítico que se candidatou contra António Costa tem defendido que o PS precisa discutir e repensar a sua estratégia e a sua atitude para contrariar a imagem de "desnorte e desorientação" do executivo socialista e de falta de "acção de comando" por parte do primeiro-ministro que têm caracterizado o último ano de governação.

Os estatutos do partido determinam que os congressos se realizam a cada dois anos, mas permitem que essa periodicidade seja alterada tendo em conta os ciclos eleitorais - e é precisamente com esse argumento em mente que os socialistas fazem esta mudança. Apenas em 2020 o PS falhou o calendário por causa da pandemia, tendo sido adiado para o ano seguinte.

Se o congresso se realizasse este ano, o seguinte seria muito em cima das autárquicas de 2025 mas demasiado longe das legislativas do Outono de 2026 (se, obviamente, a legislatura não for interrompida). Ou seja, um ano antes, o que, se António Costa decidisse não se recandidatar, faria com que o partido tivesse, durante um ano, um secretário-geral diferente daquele que se mantinha como líder do Governo.

Assim, realizando-se em meados de Março do próximo ano, o conclave será dois meses e meio antes das europeias do início de Junho e servirá também como o grande arranque da campanha eleitoral socialista. E depois poderá ser na Primavera de 2026, seis meses antes das legislativas para também aí servir de rampa de lançamento para o novo desafio eleitoral.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários