Seca, granizo e o silêncio ultrajante da CAP

O país deve ser tratado todo por igual e, se tiver que haver discriminação, manda o mais elementar bom senso que se beneficie quem mais necessita.

Foto
DIOGO VENTURA
Ouça este artigo
--:--
--:--

Foi triste, para não dizer ultrajante, ouvir esta semana os dirigentes da Confederação da Agricultura de Portugal (CAP) reclamar uma vez mais do Governo o pagamento antecipado, à revelia de Bruxelas, de ajudas aos agricultores atingidos pela seca deste ano, maioritariamente do Alentejo e do Algarve, e, ao mesmo tempo, assistir ao seu silêncio perante a desgraça que se abateu sobre milhares de agricultores de minifúndio com a queda de chuvas violentas e de granizo nos distritos do interior Norte. Fui espreitar o site da CAP na passada quarta-feira (quando este texto foi escrito e já eram conhecidos os estragos em milhares de hectares de pomares e vinhas nos distritos de Vila Real e Bragança, por exemplo) e não havia uma única referência ou notícia sobre o ocorrido. Numa altura de temporal devastador numa parte do país, ver a CAP insistir em apoios por causa da seca mostra bem o carácter elitista desta confederação, sempre mais preocupada com os interesses dos seus associados do latifúndio alentejano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários