Populismo e outros ismos

A palavra “populismo”, em muitas ocorrências, substituiu uma outra que teve o seu tempo de glória, mas entretanto definhou: “demagogia”.

Foto
"Na semana passada, na sua ida ao Parlamento, António Costa apontou populismos à esquerda e à direita, para trás e para a frente, para estigmatizar todos os adversários que lhe apareciam pela frente" Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
--:--
--:--

Num tempo ainda próximo, mas já longínquo (seja permitido o oxímoro), estava na ordem do dia e de uma prática teórica (será isto um oxímoro?) estabelecer uma distinção entre “a política” e “o político”. A política era entendida como o território da contingência, da gestão, da administração, da acção pragmática. O político, esse, dizia respeito a ideias, categorias e conceitos que ritmam e determinam a acção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários