Há uma substância que aumenta a longevidade em 30%, mesmo em ratinhos velhos

Investigação com participação portuguesa descobriu que droga utilizada para combater cancro aumenta esperança de vida, mas também promove um envelhecimento mais saudável – pelo menos em ratinhos.

Foto
O rato-toupeira-nu é um dos animais estudados pelos cientistas devido à sua longevidade e por não ter cancro ou diabetes J. Adam Fenster/Universidade de Rochester
Ouça este artigo
--:--
--:--

Mais do que reverter o envelhecimento, um dos grandes desafios da ciência é continuar a prolongar a vida humana e tornar esse envelhecimento cada vez mais saudável. Para isso, há que conseguir fazê-lo primeiro em ratinhos. É o que prova agora uma equipa norte-americana, com a participação de um cientista português: uma substância farmacológica, usada geralmente para travar o crescimento de células cancerosas, consegue aumentar a longevidade de ratinhos em 30% e de forma saudável, mesmo sendo utilizada em ratinhos mais velhos (equiparados a humanos entre os 60 e 70 anos).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários