Canadá vai imprimir nos próprios cigarros avisos de perigo para a saúde

Vai ser “impossível ignorar os alertas”, anuncia o Governo do Canadá. País será o primeiro a escrever “veneno em cada puff” ou “fumar causa cancro” directamente nos cigarros.

Foto
DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

No Canadá, quem pedir um cigarro numa saída à noite vai receber um aviso dissuasor: "veneno em cada puff". Este é só um dos alertas de perigo para a saúde que o Governo canadiano passará a exigir estar impresso em cada cigarro, uma estreia mundial.

Além dos alertas visuais explícitos nos maços de tabaco, a partir de 1 de Agosto vai ser possível ler que "fumar causa cancro" ou "impotência" em cada cigarro. "Vai tornar-se mesmo impossível evitar os alertas", escreveu a agência de saúde do país, no comunicado em que anunciou a medida.

A agência governamental estima que a partir de Abril de 2025 apenas será possível encontrar estes novos cigarros à venda no país.

Foto
A imagem publicada pelo Governo do Canadá DR

Em Portugal, as imagens consideradas chocantes nos maços de tabaco foram introduzidas em 2017, apesar de os especialistas e da Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselharem os países a adoptar as embalagens neutras para tentar diminuir o número de fumadores.

Em Maio, o governo apresentou uma proposta de alteração à lei do tabaco a pensar numa "geração livre de tabaco em 2040".

Sugerir correcção
Comentar