Uma Europa em crise identitária no centro da Fotografia Europea

São mais de 20 exposições que tentam responder à questão “Existe algo como uma identidade europeia comum?”. O PÚBLICO visitou a 18.ª edição do festival Fotografia Europea em busca de resposta.

Warsaw 26.10.2020 4th day of Women's Strike protests against the nearly total abortion ban. Protesters blocking the streets of Warsaw. People regularly take to the streets despite the Covid-19 pandemic.
Fotogaleria
Varsóvia, 2020. Fotografias realizadas ao longo dos últimos anos pelos membros do colectivo polaco The Archive of Public Protests Grzegorz Welnicki
Poland, Warsaw 28.10.2020 
6th day of protests against introduction  of more restrictvie abortion ban. Crowds protesting in front of Polish parliament building.
Fotogaleria
Varsóvia, 2020. Artista visual polaco Rafal Milach, membro da Magnum Photos Rafal Milach
Ouça este artigo
--:--
--:--

Existem várias Europas dentro de um velho continente em crise. Existe a Europa em guerra, produtora e fornecedora de armas, assustada pelos fantasmas soviético e da Guerra Fria, onde a censura legal ou tácita se tornou quotidiana; a Europa do expat e do migrante, do multiculturalismo e da segregação – dos milhares de mortos no Mediterrâneo e da criminalização do auxílio, dos campos de refugiados que se assemelham a enormes prisões a céu aberto onde se encerram pessoas inocentes. Existe a Europa polarizada, em parte saudosa da extrema-direita (e amnésica relativamente aos seus efeitos), cuja população concede, através do voto, representação parlamentar ao extremismo e à intolerância em quase todos os países que a compõem.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar