Há 20 mil crianças portuguesas em risco de pobreza. Perigo de “fome do Verão”

A directora executiva da Unicef Portugal, Beatriz Imperatori, sugere um “mecanismo transversal” e dados actuais para o combate à pobreza infantil. INE explica que avaliação é igual nos países da UE.

Foto
Até 2020, pelo menos 346 mil crianças residentes em Portugal subsistiam no limiar da pobreza Adriano Miranda
Ouça este artigo
--:--
--:--

A Unicef Portugal alerta para a necessidade de um estudo mais actual e profundo sobre os factores que todos os anos empurram milhares crianças residentes no país para o limiar da pobreza. Ao PÚBLICO, a directora executiva da Unicef Portugal, Beatriz Imperatori, argumentou que os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a pobreza infantil no país, publicados em Janeiro, mas relativos aos rendimentos das famílias em 2021, são insuficientes para espelhar a realidade, uma vez que estão distantes do actual contexto social e económico.

Para a directora executiva da Unicef Portugal, a criação de um “mecanismo de monitorização transversal” aos diferentes factores seria importante para, além dos rendimentos das famílias, compreender “o acesso das crianças ao ensino pré-escolar, a cuidados de saúde, a uma alimentação equilibrada e a qualidade da habitação”. Assim, acrescentou Beatriz Imperatori, será possível acompanhar os diferentes casos e elaborar outras medidas.

Esta “avaliação multidimensional” apresenta-se como útil, sobretudo enquanto “decorre uma crise habitacional”, e quando “a inflação na alimentação e na electricidade” ameaçam atirar “mais 10 ou 20 mil crianças” para o limiar da pobreza, apesar das medidas apresentadas pelo Governo, argumentou a directora executiva da Unicef Portugal.

Além disso, o aproximar do período de férias escolares leva Beatriz Imperatori a lembrar a “fome do Verão”, alertando para a incapacidade de as crianças continuarem a usufruir de refeições gratuitas providenciadas pela acção escolar. Por isso, sublinhou, o Governo deve planear “subsídios constantes”, capazes de se ajustar aos graus de inflação e à "realidade flexível".

“Ao definir uma caracterização específica dos grupos sociais, corremos o risco de excluir algumas pessoas. Apenas quando existir um quadro completo sobre as várias dimensões referidas é que seremos capazes de avaliar o aumento ou decréscimo de crianças em risco de pobreza ou em pobreza extrema”, explicou.

Trabalhar com dados actualizados

Apesar de reconhecer a importância dos dados publicados pelo INE, Beatriz Imperatori lamenta que em 2023 a Unicef Portugal tenha de estudar a pobreza no país com dados de 2021 e 2020, quando a sociedade portuguesa foi influenciada por vários factores externos nos últimos anos, como a pandemia e a guerra na Ucrânia.

Portanto, para a directora da Unicef Portugal, “o ideal seria, em Maio de 2023, trabalhar com dados do ano anterior”, uma vez que as métricas desactualizadas impedem a instituição de compreender se as medidas implementadas foram suficientes para “recuperar as crianças da situação de pobreza”.

No plano europeu, a análise é ainda mais complicada, uma vez que a comparação apenas pode ser estabelecida a partir do último ano em que existem relatórios de todos os países da UE. Por isso, os dados de 2019 alinhavam Portugal, que registava 19,1% de crianças no limiar de pobreza, com a Suécia (18,7%), França (19,4%) e Bélgica (20%). Espanha, por sua vez, registava 27,4% de menores em risco de pobreza.

Uma vez que o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento das Famílias varia consoante o rendimento mínimo definido para cada país, os números devem ser interpretados consoante o acesso a serviços públicos, gratuitos e sociais, como o sistema de saúde, explicou Beatriz Imperatori.

Questionado pelo PÚBLICO, o gabinete de comunicação do INE remeteu, em resposta por email, para os dados dos Censos de 2021, e apontou para o regulamento da União Europeia sobre o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento das Famílias, comum a todos os Estados-membros. "Em Portugal, em 2021, a taxa de risco de pobreza correspondia à proporção de habitantes com rendimentos monetários inferiores a 6608 euros (551 euros por mês)", acrescentou.

O relatório publicado pelo INE em Janeiro, relativo aos rendimentos das famílias residentes em Portugal em 2021, revelaram a diminuição da taxa de risco de pobreza infantil dos 20,4% para os 18,5%, o mesmo valor de 2018 e o mais baixo desde 2016. De acordo com o relatório de 2020, pelo menos 346 mil crianças residentes em Portugal subsistiam no limiar da pobreza.

Dados do Eurostat revelam que, entre 2020 e 2021, mais 200 mil crianças residentes na União Europeia (UE) passaram a viver no limiar da pobreza, num total que ultrapassa os 19,6 milhões de menores nessa condição. Em Portugal, até 2020, pelo menos 346 mil crianças subsistiam em risco de pobreza.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários