Terramoto político em Espanha leva a eleições antecipadas a 23 de Julho

Socialistas tiveram uma pesada derrota eleitoral neste domingo. Para evitar um pântano político, o presidente de Governo, Pedro Sánchez, põe um ponto final antecipado na legislatura.

Foto
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, depois de votar no domingo JUAN MEDINA/Reuters
Ouça este artigo
--:--
--:--

Ninguém pediu eleições antecipadas, mas Pedro Sánchez fez mais uma jogada política que poucos previam: na sequência da ampla vitória do Partido Popular nas eleições regionais e municipais deste domingo, o presidente do Governo de Espanha e líder dos socialistas ditou o fim da 14.ª legislatura, marcando para 23 de Julho uma jornada eleitoral realizada em plena presidência espanhola do Conselho da União Europeia. É uma jogada arriscada de "tudo ou nada" por parte dos socialistas, que procuram colar o PP ao Vox e aproveitar a desorganização que existe à sua esquerda entre o Podemos e a plataforma Sumar de Yolanda Díaz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários