Peso, intestino e bactérias. Haverá relação entre os três? A resposta é sim

O excesso de peso tem um impacto negativo na microbiota intestinal. Através da modulação da microbiota conseguimos reduzir o IMC.

Foto
Ouça este artigo
--:--
--:--

Ninguém quer ouvir que o ser humano está repleto de microorganismos - são cerca de 40 triliões -, dentro e fora do corpo. A não ser que alguém garanta, em seguida: “mas isso é o que nos mantém vivos e protegidos!”. É precisamente esse o caso. Sobretudo o intestino, considerado o “segundo cérebro” do ser humano (tal é a sua importância) aloja a chamada microbiota intestinal, que por sua vez comporta a existência de triliões de microorganismos, entre eles fungos, vírus, protozoários e… bactérias.

Estas comunidades que habitam o nosso organismo tornam-se verdadeiras aliadas do nosso bem-estar, garantindo as nossas defesas e um sistema imunitário saudável, mas é preciso que para isso não incorramos em excesso de peso, consequência de uma alimentação desequilibrada. Isto explica-se facilmente porque o nosso Índice de Massa Corporal (IMC) está directamente relacionado com a composição da nossa microbiota intestinal: quanto maior o IMC, menor é o número de um tipo de bactérias, as enterobactérias. Estas são responsáveis por regular o nosso apetite, entre outras funções.

O peso ideal para a nossa idade e a nossa composição corporal devem estar, assim, alinhados, sabendo a priori que o cérebro actua em conjunto com o intestino, de forma complexa e dinâmica, e que o bom funcionamento de ambos depende da qualidade da nossa microbiota intestinal. Se esta estiver desequilibrada (disbiose é o nome desse estado) torna-se incapaz de regular o apetite, a saciedade e o armazenamento de energia. Com uma dieta alimentar rica e equilibrada conseguimos contornar esta situação, mas porque não contar também com um aliado?

Foto

O segredo está num suplemento alimentar com probiótico já disponível em Portugal

Tendo em mente a necessidade desse equilíbrio intestinal ser constante, a empresa francesa Biocodex, especialista em probióticos lançou o suplemento alimentar para adultos SYMBIOSYS Satylia, um aliado na perda de peso* que combina a estirpe probiótica Hafnia alvei HA4597® com os minerais essenciais zinco e crómio. Enquanto o zinco contribui para a síntese normal das proteínas e para o normal funcionamento do sistema imunitário, sendo também importante para o metabolismo normal dos macronutrientes (incluindo hidratos de carbono e ácidos gordos), o crómio contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes (hidratos de carbono, lípidos e proteínas) e contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue

A combinação destes três ingredientes resulta de 15 anos de investigação e conta já com alguns anos de experiência no mercado Europeu.

Voltando ao produto, as enterobactérias da estirpe Hafnia alvei HA4597® produzem uma proteína – a ClpB – que actua no controlo do apetite, suprimindo a fome e, em simultâneo, gerando uma saciedade precoce. Desta maneira, e garantindo uma microbiota intestinal regulada, ocorre uma libertação de transmissores, hormonas que ajudam a modular o apetite e a sensação de saciedade. A par com uma dieta equilibrada e a prática regular de actividades desportivas, este suplemento alimentar com probiótico pode ajudar a alcançar os resultados desejados por quem procura um estilo de vida mais saudável.


SYMBIOSYS® Satylia. SUPLEMENTO ALIMENTAR. O efeito benéfico é obtido com a toma diária de 2 cápsulas. Para mais informações consultar a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. Email:info@biocodex.pt. Tel:211319134

* O Zinco contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes (incluindo hidratos de carbono e ácidos gordos) e o Crómio contribui para a manutenção dos níveis normais de glicose no sangue.

ST.0008/2023

Sugerir correcção
Ler 1 comentários