Na Câmara de Lisboa, Carlos Moedas prestou-se a “15 minutos à Benfica”

A política e o desporto voltaram a unir-se num momento solene e uma conquista futebolística tornou-se um evento social na autarquia lisboeta, com Carlos Moedas, Rui Costa e Marisa Liz em destaque.

Foto
Carlos Moedas e Rui Costa na CML LUSA/MIGUEL A. LOPES
Ouça este artigo
--:--
--:--

A política e o poder autárquico chegaram-se à frente, nesta segunda-feira, para se unirem aos festejos do título nacional de futebol do Benfica. Na Câmara Municipal de Lisboa (CML), foi dia de recepção aos campeões, numa cerimónia com direito a discurso, homenagens e música.

Perante o plantel, de fato cinzento, a equipa técnica e dirigentes, de fato azul, e centenas de adeptos do Benfica, vestidos a rigor, o presidente da CML, Carlos Moedas, prestou-se a 15 minutos à Benfica – palavras do próprio, para ilustrar o que prometeu ser uma intervenção curta.

“Hoje é um dia de glória, um dia para festejar, mais do que para falar. Vou tentar fazer 15 minutos à Benfica”, prometeu. E avançou: “É um orgulho único. Os campeões nacionais são campeões de Lisboa. Há quem diga que o Benfica é uma nação. Hoje, o Benfica é uma cidade. O Benfica é Lisboa. A história do Benfica é a história da nossa cidade”.

Também Rui Costa quis unir o Benfica à capital portuguesa. “Lisboa é a cidade que viu o Benfica nascer e desenvolver-se para se tornar na maior instituição desportiva portuguesa, o clube mais titulado e ganhador. Um clube que, como cantam os nossos, é maior do que Portugal. Estamos ligados umbilicalmente a Lisboa, mas somos também do mundo”, apontou.

“Presidente, fica já a promessa de que tudo faremos para voltarmos na próxima temporada”, terminou.

Santo António pode ser vermelho

Depois dos discursos auto-elogiosos vieram trocas de brindes. Moedas entregou um Santo António vermelho a Rui Costa, a Roger Schmidt e a Otamendi.

O Benfica devolveu a gentileza autárquica com uma águia de prata entregue a Moedas e uma camisola autografada por todos os jogadores.

O que faltava? Momentos musicais, claro. Os Queen, com “We are the champions”, estão sempre presentes, pelo que a novidade ficou a cargo e voz de Marisa Liz, que apareceu nos paços do concelho para interpretar um tema seu e o hino do Benfica.

No fim de festa houve cânticos individualizados dos adeptos para grande parte dos jogadores e alguns deles com dificuldades para abandonarem a Câmara – ora interceptados por jornalistas, ora por adeptos, ora por elementos da CML.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários