Joanna Bryson: “Encontrámos uma forma de assustar as pessoas com a inteligência artificial”

Há anos que Bryson viaja pelo mundo para aconselhar governos, empresas e ONG sobre tecnologia. Para a perita em IA e psicologia, o actual debate sobre sistemas inteligentes só gera medo e confusão.

Foto
Ouça este artigo
--:--
--:--

Por detrás de qualquer sistema de inteligência artificial, estão os humanos e as empresas que os criam. Esta é a ideia-chave de Joanna Bryson, especialista de ética e tecnologia conhecida por viajar pelo mundo para aconselhar governos, empresas e organizações não-governamentais sobre políticas de inteligência artificial (IA). Fã de uma visão transdisciplinar da tecnologia, além de dois diplomas em IA (da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT, nos EUA), soma outro de Psicologia e um de Ciência Comportamental.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários