Margarida Medeiros, uma pensadora amante do cinema e da fotografia

Uma conversa sobre as afinidades entre o cinema e a fotografia sob o impacto do digital. E à volta das novas relações que as duas artes podem estabelecer com o mundo.

Foto
Margarida Medeiros Daniel Rocha
Ouça este artigo
--:--
--:--

Margarida Medeiros (Avelar, 1957) recebe-nos em casa. À sua volta, vemos pinturas, imagens fotográficas e livros. Foi crítica de fotografia no PÚBLICO entre 1990 e 2012. É investigadora e professora na Nova FCSH no Departamento de Ciências da Comunicação. E publica, há mais de duas décadas, livros e artigos sobre fotografia numa perspectiva cultural e filosófica. O mais recente acaba de ser publicado pela Documenta, Animismo e Outros Ensaios. Ensaios, sim, ou melhor, perguntas. “Essa é a ideia do ensaio”, diz-nos a autora. “Permitir cruzamentos, aberturas, não esquecer a imaginação e as perguntas, contra um tipo de escrita que se tornou dominante na academia. Foi o que quis fazer.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar