Empresa de Elon Musk vai testar implantes cerebrais em humanos

O objectivo é ajudar as pessoas que sofrem de paralisia ou de doenças neurológicas. Musk considera que esta inovação vai permitir uma “simbiose” da humanidade com a inteligência artificial.

Foto
A Neuralink concebe equipamentos que permitem comunicar com computadores através do pensamento Reuters/DADO RUVIC

A Neuralink, uma das novas empresas do bilionário Elon Musk, anunciou esta quinta-feira ter recebido a aprovação das autoridades sanitárias dos Estados Unidos para testar implantes cerebrais em seres humanos.

"Este é um primeiro passo importante que permitirá um dia que a nossa tecnologia ajude muitas pessoas", declarou a empresa californiana na rede social Twitter, acrescentando que "o recrutamento para ensaios clínicos ainda não está aberto".

A Neuralink concebe dispositivos para implantar no cérebro e comunicar com computadores directamente através do pensamento.

O objectivo inicial é ajudar as pessoas paralisadas ou que sofrem de doenças neurológicas.

A start-up pretende depois tornar estes implantes suficientemente seguros e fiáveis para serem utilizados e "equipar" os cérebros com capacidade informática.

Para Elon Musk, estes chips deviam permitir à humanidade alcançar uma "simbiose com a inteligência artificial (IA)", de acordo com uma intervenção na conferência anual da empresa, em 2022.

O bilionário disse temer que os sistemas de IA possam ultrapassar os humanos e assumir o controlo.

Em Março, fundou a X.AI, uma nova empresa especializada em IA, presumivelmente para rivalizar com a OpenAI, a empresa que concebeu o ChatGPT, um programa bem-sucedido de IA capaz de interagir com humanos e produzir todo o tipo de textos a pedido.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários