Este flamenco é queer, é drag, é intimidade. E está no Porto

O duo Flamenco Queer actua no Café Lusitano este fim-de-semana. “Somos flamencas, mas também travestis”, apresentam-se Rubén e Jero.

p3,flamenco,danca,musica,porto,
Fotogaleria
“Somos flamencas, mas também travestis”, apresentam-se Rubén e Jero Teresa Pacheco Miranda
p3,flamenco,danca,musica,porto,
Fotogaleria
O duo actua esta sexta-feira e sábado no Café Lusitano
p3,flamenco,danca,musica,porto,
Fotogaleria
Ana Lorenzo dá voz à performance
Ouça este artigo
--:--
--:--

“Sueña la margarita con ser romero. Con ser romero sueña la margarita…”

O trauteio vai soando, mais ou menos imprevisivelmente, no camarim do Café Lusitano, no Porto. “É uma letra muito trans, esta. A margarida quer ser outra planta”, comenta, distraído, Rubén Heras, entre o som das castanholas e dos seus próprios tacões, que batem freneticamente no chão.

Roupa flamenca, maquilhagem drag: Rubén e Jero Férec já estão prontos para a performance que irá, durante uma hora, deixar uma sala a cantar “olés”, entre bulerías e fandangos, piruetas e desfile, muitas palmas e ainda mais, muitos mais, olhos nos olhos.

Por agora, Jero, um inglês (“Tão intenso, que foi rejeitado pela própria rainha Isabel II e enviado para Barcelona, onde foi carinhosamente acolhido”, ri Rubén), ainda afina as cordas e aquece os dedos, enquanto acerta os últimos detalhes de uma performance que vive do improviso, do clima do momento e que "nunca é igual".

Foto
Rubén, Ana e Jero

Depois de algumas tentativas de se mudar para Espanha, o guitarrista acabou por se fixar permanentemente em 2016 e, um ano depois, conheceu o parceiro: “Conhecemo-nos quando trabalhávamos no Palacio Del Flamenco, em Barcelona, mas acabamos por seguir caminhos diferentes. Voltámos a cruzar-nos num projecto que olhava para as intersecções entre voguing e flamenco”, vai contando.

E como é que os dois estilos se podem cruzar? Historicamente, “de forma nenhuma”. Mas “se olharmos para a forma como o flamenco e o voguing eram usados como linguagem rítmica e visual, e como saíram de comunidades e minorias oprimidas”, há pontos de contacto.

É também na essência do voguing — sem o usar, por não se sentir “legitimado” (o estilo de dança surgiu nas comunidades negras e queer, nos ballrooms de Nova Iorque nos anos 80) —, que Rubén se inspira para dançar: como numa passerelle, há poses estéticas, linhas definidas, pouco medo de encarar. A ideia é mesmo fazer lembrar as modelos.

Fotogaleria

É assim quando o espectáculo começa. O bailarino entra na sala de olhos postos nos do público, que está mesmo ali, a meros centímetros, não há palco, não há distância, só há intimidade. Mas aquele par de olhos não se deixa ameaçar pelos cerca de 80 que o olham de volta. Fibra de bailarino que estudou no Conservatório de Barcelona, onde aprendeu ballet, contemporâneo e dança espanhola. “As pessoas pensam que as drag queens só existem para a noite e festas, mas também somos artistas, também estudamos”, diz.

O Flamenco Queer nasceu oficialmente em 2019, quando Rubén e Jero, agora com 26 e 30 anos, perceberam que “as noites ocasionais em que davam show num bar”, e que eram mais um pretexto para se “vestirem, maquilharem e expressarem como não era possível nos espaços tradicionais”, esgotavam todos os meses.

Foto

Actualmente, o duo trabalha em colaboração com diversos artistas — as apresentações desta quinta, sexta e sábado (às 23h no Café Lusitano) contam com a voz de Ana Lorenzo —, mas são eles a essência do Flamenco Queer. Uma imagem que remonta ao “início do século XX e até 1970”: “Era muito típico ter dança e guitarra num show de flamenco. Isto acabou por ser visto como incorrecto. Então, quisemos dar um pequeno twist e voltar ao flamenco tradicional, mas vestidos assim”, diz Jero, enquanto desliza as mãos pelo corpo. “Somos flamencas, mas também travestis.”

A luz vermelha já está baixa, o público sentado, o cigarro de Rubén tem de ficar a meio: é hora do espectáculo. Dale, dale, canta Ana. E isso dá força às cordas de Jero, que dá força aos sapatos do bailarino, que dá força aos aplausos do público que, por uma hora, podia jurar estar num tablao.

Sugerir correcção
Comentar