Homem que abriu porta de avião em pleno voo na Coreia do Sul estava “desconfortável”: “Queria sair rapidamente”

Lee perdeu o emprego e estava “sob stress” quando abriu a porta de um avião em pleno voo na Coreia do Sul. Polícia diz que homem julgava que o voo estava a demorar demais e sentia-se “sufocado”.

Foto
Passageiro da Asiana Airlines abriu porta de emergência antes de avião aterrar EPA/YONHAP

O homem que foi detido na Coreia do Sul esta sexta-feira depois de abrir a porta de emergência de um avião da Asiana Airlines em pleno voo, minutos antes de aterrar na cidade de Daegu, disse às autoridades policiais que estava "desconfortável" e queria sair do aparelho "rapidamente", noticiou a agência Yonhap.​

Lee, apelido do homem que tem entre 30 e 40 anos, abriu uma porta de emergência quando o avião viajava havia uma hora entre Jeju e Daegu com 194 pessoas a bordo. Instalou-se o pânico entre os tripulantes e os passageiros, mas o aparelhou acabou por aterrar em segurança por volta das 12h40 locais (início da madrugada em Portugal).

Depois de ter sido detido, o passageiro justificou-se à polícia dizendo que estava sob stress por ter perdido recentemente o emprego. Um agente da polícia disse à imprensa sul-coreana que Lee "sentiu que o voo estava a demorar mais do que devia e sentiu-se sufocado dentro da cabine". Arrisca agora uma pena de 10 anos de prisão

Nove passageiros (todos crianças e adolescentes) tiveram de receber assistência médica por problemas respiratórios após a abertura da porta de emergência, informou um porta-voz dos bombeiros de Daegu. Outros receberam apoio psicológico por causa do susto. Ainda assim, ninguém terá ficado ferido com gravidade.

"Pensei que o avião ia explodir e que era assim que ia morrer", descreveu um passageiro de 44 anos à agência sul coreana Yonhap. "Foi o caos. Parecia que os passageiros junto à porta aberta estavam a desmaiar, um a um, enquanto os tripulantes de cabine perguntavam através dos microfones se existiam médicos a bordo."

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os momentos que antecederam a aterragem. Alguns passageiros e assistentes de bordo terão ainda tentado impedir o homem de abrir a porta, mas sem sucesso. Após o incidente, as imagens mostram a porta aberta perto da asa esquerda do avião e o escorrega de emergência accionado.

O Ministério dos Transportes adiantou em comunicado que o responsável pelo incidente foi detido ainda no aeroporto e que as autoridades estão a investigar a violação das leis de segurança aérea. Foi também aberta uma investigação para averiguar se a Asiana Airlines seguiu os protocolos de controlo das saídas de emergência.

O avião estava a dois ou três minutos de aterrar quando o passageiro sentado junto a uma saída de emergência abriu uma protecção e puxou uma alavanca para que a porta se abrisse com o avião a 250 metros do solo, explicou um porta-voz da companhia aérea. Todas as pessoas a bordo estavam sentadas e com os cintos de segurança apertados porque o avião estava prestes a aterrar, acrescentou.

"É particularmente perigoso durante a aterragem e descolagem, pelo que algum membro da tripulação deveria ter impedido o passageiro", afirmou, em declarações à Reuters, Sohn Myong-hwan, professor do departamento de manutenção de aeronaves da Universidade de Sehan, na Coreia do Sul. "Parece-me difícil que a companhia aérea se consiga isentar a qualquer eventual responsabilidade", concluiu.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários