Google remove jogo de escravidão da loja de aplicações

“Simulador de Escravidão” gera um coro de críticas no Brasil, que abriu uma investigação à autorização inicial da presença do jogo na loja de aplicações da Google.

Foto
"Simulador de Escravidão" foi descarregado mais de mil vezes, desde sábado, até ser desactivado pela Google na quarta-feira Reuters/ANDREW KELLY
Ouça este artigo
--:--
--:--

Um "Simulador de Escravidão" produzido pela MagnusGames e lançado no sábado na Google Play (loja de aplicações) foi removido na quarta-feira depois de ser alvo de duras críticas.

Descarregada mais de mil vezes e classificada com quatro estrelas, sem restrição de idades, a aplicação, que simulava o período da escravidão, permitindo a compra e venda de escravos, era descrita como um "jogo apenas criado com propósitos de entretenimento" pelos seus criadores, que disseram condenar "qualquer tipo de escravidão" e afirmaram que as coincidências históricas com o Brasil, país onde o jogo foi particularmente criticado, foram apenas "acidentais".

Para além da pontuação positiva na Google Play, liam-se comentários como “Excelente jogo para passar o tempo. Mas acho que faltam mais opções de tortura. Eles poderiam adicionar a opção de açoitar o escravo”.

Um coro de críticas nas redes sociais não tardou a surgir, sobretudo no Twitter, onde, esta quarta-feira, por exemplo, os deputados federais Orlando Silva e Denise Pessôa criticaram a actuação da Google ao permitir o lançamento do "jogo".

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, Beethoven Andrade, recordou que o período histórico da escravidão "não pode servir como forma de entretenimento (...) e esse tipo de jogo não deveria ter sido aceite numa plataforma aberta, sobretudo a jovens”.

O Ministério Público brasileiro está a investigar os motivos que levaram a Google a viabilizar o lançamento da aplicação. A empresa norte-americana, contactada pela CNN Brasil depois de desactivar o "jogo", admitiu rever as suas políticas de segurança.

A MagnusGames, produtora de videojogos fundada em 2017 por dois irmãos em Kuala Lumpur, capital da Malásia, tinha como missão declarada "criar jogos que são amados pelos fãs à volta do mundo". Sem actualização do seu site desde 2019, e com o perfil adormecido na LinkedIn, a empresa mantém actividade esporádica num grupo no Facebook. A página da MagnusGames na loja da Google foi entretanto eliminada.

A escravidão foi abolida no Brasil em 1888. Décadas antes, em 1822, dos então cerca de 3,5 milhões de habitantes no país, 1,5 milhões eram escravos.

Sugerir correcção
Comentar